Podcast Flip Flops


Hoje falaremos sobre os Flip Flops, mas de uma maneira um pouco diferente... Aproveite com a gente o nosso podcast!









Tipos de Flip-Flops

Flip-Flop tipo RS

O flip-flop "set/reset" ativa (set, muda sua saída para o nível lógico 1, ou retém se este já estiver em 1) se a entrada S ("set") estiver em 1 e a entrada R ("reset") estiver em 0 quando o clock for mudado.
 
O flip-flop desativa (reset, muda sua saída para o nível lógico 0, ou a mantém se esta já estiver em 0) se a entrada R ("reset") estiver em 1 e a entrada S ("set") estiver em 0 quando o clock estiver habilitado.
 
Se ambas as entradas estiverem em 0 quando o clock for mudado, a saída não se modifica. Se, entretanto, ambas as entradas estiverem em 1 quando o clock estiver habilitado, nenhum comportamento particular é garantido.
 
Estrutura de Um Flip-Flop RS






Onde:
S(Set) é a entrada que posiciona a saida
Q em nivel 1. R(Reset) é a entrada que posiciona a saida Q em nivel 0.
Q representa o seinal de saida do flip-flop.
Q/ representa o complemeto do sinal de saida do flip-flop.

Flip-Flop tipo JK

O flip-flop J-K aprimora o funcionamento do flip-flop RS interpretando a condição S = R = 1 como um comando de inversão.

Especificamente, a combinação J = 1, K = 0 é um comando para ativar (set) a saída do flip-flo. A combinação J = 0, K = 1 é um comando para desativar (reset) a saída do flip-flop; e a combinação J = K = 1 é um comando para inverter o flip-flop, trocando o sinal de saída pelo seu complemento. Fazendo J = K o flip-flop J-K se torna um flip-flop T.


Estrutura de Um Flip-Flop JK






Onde:
> é a entrada de clock
J e K são as entradas de dados
Q representa o sinal de saída do flip-flop.
Q/ representa o complemento do sinal de saída do flip-flop.
Q* é o próximo estado do Q


Flip-Flop tipo D

O flip-flop D ("data" ou dado, pois armazena o bit de entrada) possui uma entrada, que é ligada diretamente à saída quando o clock é mudado. Independentemente do valor atual da saída, ele irá assumir o valor 1 se D = 1 quando o clock for mudado ou o valor 0 se D = 0 quando o clock for mudado.
 
Este flip-flop pode ser interpretado como uma linha de atraso primitiva ou um hold de ordem zero, visto que a informação é colocada na saída um ciclo depois de ela ter chegado na entrada.

Estrutura de Um Flip-Flop D


Onde:
> é a entrada de clock
D é as entradas  de dados
Q representa o sinal de saída do flip-flop.
Q* é o próximo estado do Q

Flip-Flop tipo T

Se a entrada T estiver em estado lógico alto, o flip-flop T ("toggle") muda o estado da saída sempre que a entrada de clock sofrer uma modificação. Se a entrada T foi baixa, o flip-flop mantém o valor anterior da saída.
 

Estrutura de Um Flip-Flop T



Onde:
> é a entrada de clock
T é as entrada toggle
Q representa o sinal de saída do flip-flop.
Q* é o próximo estado do Q


Referência:

http://www.mecaweb.com.br/eletronica/content/e_flip_flop

 

Comentários

Postagens mais visitadas